Marketing - Planejamento de Marketing Digital

Como Planejar o Marketing Digital do Meu E-commerce


Aqui vamos abordar algumas premissas de como poderá desenvolver facilmente o Marketing Digital de sua empresa, sendo esta um e-commerce, loja online ou física.
primeiros passos em marketing digital

Não pretendemos encerrar o assunto por completo em apenas um post, faremos posts semanais, compartilhando as informações sobre o tema e os passos que deverá seguir para ter um bom desempenho ao longo de 12 meses. Aqui teremos um apanhado geral.

Em primeiro lugar saiba que existe um processo que precisa ser seguido para que consiga alcançar o sucesso em vendas através do marketing digital:

Processo do Marketing Digital


1. Visitantes
2. Leads
3. Oportunidades
4. Clientes 


Visitantes são todos aqueles que chegam ao seu site, seja de forma orgânica ou não. Saber transformar seus visitantes em leads é uma questão de utilizar as táticas corretas, através das ferramentas disponíveis.

Tenha em mente que desde a criação de conteúdo de qualidade e relevante, apresentação de uma boa oferta,  passando por call-to-action, landing pages eficazes e finalizando com formulários enxutos com boas ofertas são os processos necessários para conquistar bons leads.

Apresentar boas oportunidades aos leads é uma questão a ser trabalhada pelo BI, saber interpretar as informações com clareza e objetivar as ações deve ser primordial nessa etapa.

A etapa mais esperada pelos gestores comerciais só irá acontecer quando respeitado o tempo do lead, forçar uma venda pode ser desastroso, quando o cliente está preparado ele aceita a oferta como uma ótima oportunidade.

1. Marketing Digital para E-commerce - Visitantes


Todos queremos muitas visitas em nossa loja virtual, queremos popularidade, relevância e o mais importante, vendas, muitas conversões em vendas. Porém, a reputação de uma loja virtual ou física não é construída do dia para noite, temos que trabalhar com determinação e sempre planejando a longo prazo.


2. Como começar o planejamento de Marketing


Começamos pelo final, temos que descobrir em que lugar queremos chegar, qual o percentual de conversão é interessante para nossa loja online, qual a meta de crescimento para os próximos 5 anos.

Respondidas todas estas questões começamos a esboçar o planejamento de marketing. 


3. Descubra oportunidades


Descobrir oportunidades nada mais é do que pesquisar cuidadosamente as etapas existentes no processo de compra em sua empresa e na concorrência.
Verificar suas forças, fraquezas e analisar como fazer uma oferta ainda mais atrativa para aquele público-alvo.


4. Reserve o valor que será investido em marketing


Quais as mídias, estratégias e ações de marketing serão contempladas, aqui deverá incluir cada um dos itens.


5. Escolha e utilize as ferramentas de mensuração de marketing


Todas as ações de marketing podem e devem ser mensuradas. Hoje, no mercado, existem muitas ferramentas disponíveis para fazer o monitoramento de suas ações e projeto de marketing, somente desta forma será possível verificar o que dá resultado e onde deverá melhorar suas táticas para conquistar o seu objetivo.


6. Cuidado com falsos profetas


Lembre-se, que qualquer promessa de alavancagem do dia para noite no desempenho de sua loja virtual ou de suas redes sociais deve ser encarada como charlatanismo. Em algum momento você irá se cansar, é exatamente nesta hora que os empresários acabam caindo no conto dos falsos profetas. 

Se quiser / puder delegar o trabalho faça sem medo, mas busque uma pessoa de formação consistente, não fique hipnotizado apenas com números em redes sociais, veja interações e relacionamento com o público consumidor.

O trabalho sério de marketing é demorado, mensurável e continuado.

7. Avalie e reavalie

Para finalizar, mantenha um cronograma e seja honesto consigo mesmo para que consiga concretizar as etapas dentro dos prazos estipulados.

Avalie a cada ciclo, mantenha aquilo que apresentou resultados e reajuste a rota para o que deve ser aprimorado.


Com determinação e cautela conseguirá seguir firme em seu propósito, contando com o auxílio de um profissional, equipe de marketing ou até mesmo sozinho.

Agora é com você, tenha um propósito e siga em frente para conquistar!

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