As 5 Regras de Mídias Sociais que Todo Empreendedor Deve Saber




Sempre é bom lembrar aos que já sabem as 5 regras de ouro para se ter sucesso com mídias sociais, e aos que se aventuram a ser provedores de conteúdo ou gerente de mídia de primeira viagem este artigo é um importante aliado.


1 - Produzir conteúdo de qualidade. Não faça menos esforço com as comunicações online do que faria com a offline. Na realidade saiba que o que diz nas mídias sociais é ainda muito mais importante, porque fala para um público maior, se seu conteúdo for relevante e de alta qualidade.

2 - Seja amplo e envolvente. Mídia social é uma conversa, sendo assim possui duas vias. Produzir conteúdo consistente é apenas a metade da conversa. Ouça o que seus seguidores estão dizendo sobre sua marca. É nesse público que está seu verdadeiro guia e os potenciais clientes ou até mesmo clientes habituais. Eles querem sentir que a empresa ou marca se preocupa com a opinião deles, que realmente o tempo dispensado comentando, criticando ou elogiando não foi jogado fora, que há alguém do outro lado que irá refletir sobre o que foi dito.

3 - Concentre-se em um nicho específico. Os iniciantes querem abraçar o mundo, ouviram que é importante ter conteúdo, muito conteúdo, conteúdo relevante, então começam a querer inserir vários assuntos em seu blog, Facebook, Twitter ou qualquer outra mídia social. Não faça isso, busque construir um público, fidelizar um cluster específico de pessoas. É totalmente inviável não ser profundo, generalista ou criar conteúdos horizontais, em outras palavras, não enrole.
4 - Se tiver dúvida de como gerenciar as suas mídias sociais, contrate uma empresa ou um profissional de bom nível, que irá ouvir quais são seu objetivos e trabalhar as estratégias corretas, poderá ser juntamente com você ou apenas apresentar o planejamento antes da execução. Jamais coloque o estagiário ou assistente para responsabilizar-se pela voz de sua empresa, marca, serviço ou produto.

4 - As mídias sociais têm crescido tanto que, para não perderem tempo com o que não interessa naquele momento, as pessoas se reúnem em pequenas comunidades que compartilham interesses semelhantes. Como uma empresa, startup ou marca, busque entender o mecanismo fazendo o mesmo, observe antes de querer e poder liderar, vá com calma, associar-se a uma dessas comunidades poderá ser muito enriquecedor, experimente, o Linked in possui muitas opções.
    
5 - Use as mídias sociais para construir o seu negócio, e vice-versa, tenha em seus planos que é um trabalho gradual. Os proprietários do negócio, muitas vezes veem as mídias sociais como um componente do marketing ou relações públicas, sem dúvida o é, porém pode ir muito mais além do que ser mais uma ferramenta do mix de  marketing. No entanto, a mídia social é também uma ótima maneira de construir o rapport como uma empresa líder no espaço que você está operando.
Abrace a cultura única de cada rede social. Cada rede social atrai um público diferente de usuários. 
Futuramente falaremos especificamente de cada uma delas.

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Fonte: Social Media Insights