Redes Sociais - 5 itens importantes que deve saber antes de começar

 

Antes de se jogar nas Redes Sociais como página corporativa, marca, serviço ou produto é importante parar e entender o todo.


Muitas empresas se aventuram a abrir um mix de redes sociais da corporação acreditando que basta ter um página em cada uma das redes sociais que tudo irá mudar como num passe de mágica, isto é pura ilusão. O Facebook tem linguagem própria assim como o Tumblr, o Google Plus, o Twitter e o Instagram.


Alguns fatores são de suma importância e devem ser analisados antes de pedir para o estagiário da área de comunicação ficar postando o famoso; Bom dia, nossa parece que hoje irá fazer sol. A menos que a página seja de previsão climática isto não funciona, foi-se o tempo que qualquer coisa estava boa.

Veja abaixo o que deve ser levado em conta antes de se aventurar nas redes sociais:

1. Planejar claramente antes de começar


Planejar significa entender quais são os objetivos da empresa em relação aquela rede social e se realmente é adequada para o que deseja. Analise os fatores macros, ou seja, tudo o que deseja que seja comunicado nesta rede e posteriormente passe para a parte micro que são as campanhas específicas.

2. Nem pense em generalizar


Cada rede social tem uma linguagem e atinge a um público específico, então não pense em apenas replicar o mesmo conteúdo, isto não quer dizer que a partir de um mesmo tema não se possa fazer postagens em suas redes sociais, pode e deve, porém deverá adaptar o conteúdo àquela realidade.

3. Pense em criar um book de opções


Ao longo do caminho o analista de Redes Sociais da empresa encontrará situações que se repetirão com pequenas variações e cabe a área de comunicação criar esse manual de sobrevivência para que saibam como agir dentro de um padrão para determinados assuntos. Entender a política da empresa deve ser fundamental para este profissional.

4. Saiba quem são os seus Clientes


Fazer uma análise periódica de quem são os seus clientes, qual é a relação deles com a marca ou empresa, o que se está falando sobre ela nesse momento é fundamental para evitar "bola fora". Se souber o que seus seguidores esperam ficará mais fácil de fazer uma entrega assertiva.

5. Qualidade em Redes Sociais é conteúdo relevante


Que o conteúdo é rei todos nós já sabemos, mas não basta só isto, precisa ser criativo, antenado com o momento, realista e não apenas gerido por curadores. Um mix do que está bombando no momento com o que a empresa pode agregar à situação atual é fundamental. Tenha ferramentas que possam medir o engajamento de seus clientes com a empresa e os assuntos da atualidade. Assertividade é comunicar o conteúdo correto para o público correto, no momento certo, na medida exata e na mídia correta.


Se pensou que é muito difícil cobrir estes cinco temas, talvez seja muito mais interessante adiar a estreia da empresa nas redes sociais. Quem sabe até mesmo contratar uma consultoria, ou gestão de redes sociais profissional, não tenha dúvida em lançar mão da contratação de terceiros, pois o trabalho bem realizado leva tempo.
Existe uma curva de aprendizado que muitas vezes não faz parte do DNA da empresa, por vezes, nem será interessante instalar um núcleo para tal tema.

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