Marketing Digital - E-mail Marketing, como utilizar corretamente ?

E-mail Marketing, aprenda a utilizar de forma eficaz esta ferramenta de Marketing Digital

Como as empresas utilizam o e-mail marketing?

 

 Desde que virou moda utilizar a internet para se conectar ao cliente, as empresas vêm abusando do e-mail marketing, de forma que, hoje, o consumidor tem verdadeiro pavor de informar seu e-mail às empresas.

Será que precisamos continuar com essa falta de conexão aos anseios dos clientes? Será que estes são os resultados esperados depois de investir em um profissional de marketing, esforços do TI, do pessoal da Arte e de arcar com os custos de envio e de BI?



Em geral a taxa de abertura, quando não maquiada pelo pessoal de marketing é entorno de 1 a 6%.

Dica: 

Tenha o login e senha da plataforma de disparo do e-mail marketing e confira os resultados gerados nela, já vi casos de gerentes terem relatórios "prontos" para mostrar aos diretores das empresas, enfim, muitos profissionais faltam com a ética por preguiça de justificar e reavaliar os critérios de suas campanhas. Desconfie de taxas de cliques acima de 2% e de abertura acima de 6% para ofertas.
Não é impossível conseguir até números maiores que essas, mas o fato é que a experiência me ensinou que na grande maioria das empresas de pequeno e médio porte o percentual não passa de é este mesmo.
Muitas dessas aberturas na verdade são apenas a visualização na caixa de correio e descartadas de imediato. A taxa de clique deve ser calculada utilizando os números totais, e não como alguns espertinhos fazem, calculada a partir do todo do primeiro funil.

Como o consumidor vê o e-mail marketing?

 

A maioria dos consumidores vêm com restrição o e-mail marketing e quando quesionado o por quê dessa desconfiança as respostas invariavelmente são:
- Sentem-se desrespeitados com a periodicidade excessiva de envio.
- Falta de veracidade, envio de e-mail marketing de "promoções Imperdíveis" que na realidade nem são imperdíveis assim, falsas promoções.
- Quando pedem para descadastrarem seu e-mail do mailing, não há o respeito da empresa ao Código de autorregulamentação para a prática do envio do e-mail marketing.


Dica: 

Puxe a orelha do seu gestor de marketing se tiverem muitas reclamações sobre falhas de descadastramento do cliente.

Verifique qual a política utilizada para reinclusão do e-mail ao maling, se não existe crie regras com urgência.

Ao fazer o descadastramento, disponibilize algumas alternativas para "reter" seu cliente no mailing, assim terá a oportunidade de um feedback. Pergunte o que desagradou, mostre que poderia diminuir a periodicidade ou colocá-lo em um cluster mais afunilado de ofertas. 

Ex: Se tem uma loja de sapatos, mostre que poderá enviar somente ofertas específicas como a de "sapatos femininos de plataforma".

Quando fizer a leitura dos relatórios automáticos e a organização do mailing veja que tipo de oferta tem maior abertura e cliques para cada cliente.


Como ampliar sua taxa de abertura e conversão de e-mail marketing?

 

- Conheça o seu consumidor e a sua audiência!
- Saiba o que ele gosta, quais os produtos ou serviços já consumiu na sua empresa, quais produtos ou serviços podem ser atrelado. 
- Faça ofertas inteligentes e objetivas.

O que não se deve esperar do e-mail marketing  e por quê?

Cuidado com as suas expectativas!

E-mail marketing NÃO É ferramenta de  RELACIONAMENTO.

Não se deve esperar um ROI de outros veículos para esta ferramenta, lembre-se do custo x benefícios.

Seja realista com seus objetivos, quando não se sabe onde se quer chegar, qualquer caminho parece ser o correto.

Não acredite que aumentando a periodicidade irá atingir as suas metas de venda que não foram atingidas ao longo do mês;

Não entre em desespero e faça um envio massivo de ofertas que sabe, de antemão, não fazer sentido para determinados clusters.

O e-mail marketing pode ser uma eficaz ferramenta comercial, basta que utilize com criatividade e respeito.

Lembre-se que para a oferta convergir em venda deve ser:

  • A oferta certa
  • Para o público certo
  • No momento certo
  • Pela plataforma/ferramenta certa. 
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