Marketing - A persona da Marca na Estratégia das Mídias Sociais

Hoje muito se fala de algo que os profissionais de marketing e comunicação sempre buscaram construir em sua estratégia de mídias sociais, a Persona da Marca, não se usava essa nomenclatura, mas buscava-se o sentido.

 

Todas as Marcas têm suas qualidades, seus valores e uma imagem pela qual quer ser reconhecida. Identificar a Persona da Marca, seja na criação ou em um momento de reposicionamento, é de suma importância para que o consumidor passe a reconhecê-la, por afinidade e características próximas as deles.

Desde de pequenos temos o hábito de atribuir qualidades humanas para os seres inanimados, na literatura infantil, os brinquedos, o material escolar, enfim, somos criados em uma cultura de" faz de conta", crescemos, continuamos com essa necessidade e suprimos esse desejo criando os mascotes.

E o que que isso tem a ver com sua Empresa, sua Marca.

No momento em que vivemos tem total importância para que esteja nas Mídias Sociais de forma efetiva.

Não basta mais contratar um estagiário, decretar a criação de contas no Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter, Instagram, sem estratégia sua Marca estará fadada ao fracasso no diálogo com seus prospects e clientes.

Resultado, para justificar o salário, seus profissionais de Marketing e Comunicação virão com a grande ideia de fazer campanhas de Ads, nas Mídias Sociais:
 - Precisamos fazer uma campanha de engajamento no Facebook! Dirão. Eu afirmo que a campanha será de "enganamento", sim, enganarão por algum tempo os diretores e jogarão a Empresa, Marca e Serviços em uma lacuna difícil de reposicionar.

Se não faz sentido, não adianta comprar likes e curtir nas Mídias Sociais, faça algo que realmente tenha um porquê, um objetivo, que faça sentido. Procure com seu profissional de Comunicação e Marketing delimitar com qual público deseja falar, qual o perfil desse público-alvo, trabalhe os 8 Ps do Marketing Digital, isso leva um tempo, porém terá resultados verdadeiros, terá um público que se identificará realmente com seus valores e a interação acontecerá de maneira muito mais espontânea.

Etapas que o Profissional de Marketing e Comunicação deve seguir:


- Defina a Persona da Marca, atribua qualidades humanas;
- Comece pelo fim, descubra qual o resultado objetivo quer;
- Declare como deseja ver a Persona da Marca nas Mídias Sociais;
- Declare o que não deseja, quais erros não podem ser cometidos pela equipe;
- Divida em etapas o projeto;
- Faça um cronograma claro e descreva minuciosamente no documento, qual meta deve ser atingida em cada etapa;
- Não aceite campanhas preguiçosas ou sem um propósito;
- Tenha o hábito (não vício) de aplicar pesquisas sérias, sucintas, isto é, utilizando as regras de pesquisa, tabulação, crítica, desvio padrão, (por este motivo não há como um estagiário ou jornalista elaborar um plano de marketing, ele não estudou essa matéria em sua graduação, o profissional de Marketing e Propaganda e Marketing, sim);
- Abuse de Webinar, Landpage e entrega de bons materiais para seus seguidores, com estas ferramentas dá para ter um ótimo filtro para dividir em clusters de públicos, que poderão ser trabalhados posteriormente;
- Quando fizer promoções para seguidores de sua Marca nas Mídias Sociais, dê vantagem verdadeiras à eles e não amplie a mesma campanha para outras mídias, não banalize;
- Só interaja quando tiver um motivo genuíno, a regra do menos é mais é super válida;
- Leia o artigo dos 8Ps do Marketing Digital.

Espero que esse artigo ajude a entender um pouco mais sobre o que é a Persona da Marca e como trabalhar Estratégias vitoriosas nas Mídias Sociais.