Passos para Criar Personas de Marketing

O que são Personas de Marketing?


São a personificação de uma ou várias personagens que representam o seu público de forma ficcional. Dar vida a uma persona é criar personagem com intuito de aproximar a empresa de seu público-alvo, otimizar o relacionamento, representar as dúvidas, desejos e aspirações dessas pessoas.
personas da marca


Sua criação é elaborada a partir de dados comportamentais  e demográficos colhidos dos cliente.

Qual o Objetivo em Criar uma Persona?


Em geral, não se quer estabelecer a comunicação com apenas uma fatia do público, desta forma acaba-se criando várias personas para facilitar a segmentação.

Na atividade conceitual de criação de personas destaca-se como ganho de marketing:


  • Melhora no entendimento do perfil do cliente da empresa.
  • Maior segmentação das ações de marketing.
  • Maior percepção das necessidades do cliente, criação de novos produtos e serviços através de insight.
  • Uso adequado de linguagem nos conteúdos específicos para cada tipo de persona.

Passos para Criar Personas de Marketing

Trabalhar com marketing significa ter como suas metas atingir ou tocar o maior número de pessoas, fortalecer o relacionamento, confiança e, na maioria das vezes, convertê-las em vendas.

1. Identifique os Perfis de Seus Clientes

Conheça o perfil de seu cliente através do uso de ferramentas de CRM, existem várias disponíveis no mercado, algumas, até mesmo, gratuitas.

Sua base de dados ou mailing de clientes é o ponto de partida para trabalhar com pesquisas e obter vários insights, muitos deles psicográficos.
Separe pelo menos dois perfis básicos: os com bom relacionamento e os não satisfeitos. Elabore uma pesquisa clara, um questionário com 10 a 15 itens, não desperdice questão, cada uma deve revelar um ponto que deseje elucidar sobre seu público.
Dê um incentivo para os respondentes de sua base de CRM, seja brinde ou desconto. Ressalte que a sinceridade será muito bem-vinda. Após envio dos questionários, tabule as respostas, interprete os dados, insira campos no seu CRM para que estes dados fiquem disponíveis para futuras análises e consultas.


2. Busque Identificar Características em Comum de Seus Clientes


Sempre existem respostas que se assemelham entre os pesquisados, sendo assim, deve-se separar em clusters ou grupos que apresentem essas mesmas identificações para facilitar a comunicação.


3. Como Criar as Personas da Marca

O ideal é a criação de duas a três personas que reflitam as necessidades destes públicos e criar o conteúdo que faça sentido a cada grupo.

Para criar cada persona elabore uma planilha com as questões abaixo em colunas,  reserve uma linha para cada persona. Você poderá adaptar algumas questões de acordo com sua empresa , marca ou serviço. Seu profissional de marketing irá auxiliá-lo.


  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Área de trabalho
  • Cargo ou ocupação
  • Renda
  • Assuntos de interesse
  • Onde se informa para aquisição de produtos e serviços
  • Veículos de comunicação costuma assistir/ler/consultar
  • Lazer/hobby
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Os influenciadores em suas decisões de consumo
  • É decisor direto no processo de compra
  • Frustrações
  • Quais produtos/serviços de sua empresa essa pessoa pode consumir


Como dito anteriormente, poderá adaptar as questões conforme suas necessidades, a partir dessas respostas obtidas terá a criação de suas personas e finalmente elaborar conteúdos específicos.


A partir desse ponto deverá produzir um ciclo de conteúdos que vá de encontro as necessidades de cada público específico, gerará mais lead e maior conversão.

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